terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

15 dicas para sair da depressão


1. CAMINHE - Pesquisas com pacientes que caminhavam, no mínimo, três vezes por semana, tiveram uma melhora de quase 50% nos sintomas de depressão. Prefira caminhar sob o sol: os raios solares incentivam a produção de serotonina, a substância que nos dá a sensação de prazer.

2. UM BICHINHO - Arrume um animal de estimação. Eles são super fofos e companheiros. Vão afastar toda a sensação de solidão e cuidar deles acaba se tornando uma ocupação, uma terapia.

3. AGULHADINHAS - A acupuntura é uma técnica alternativa para modular a produção de neurotransmissores e manter a depressão longe de você

4. COMPARTILHE - Conte o que está acontecendo para seus amigos e familiares. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda, explique que precisa conversar. Abrir o coração com quem nos ama é sempre bom.

5. DESCANSE - Dormir bem ajuda a aliviar o estresse. Mas é importante ter equilíbrio e não dormir demais (o que é super comum quando estamos deprimidas). Oito horas por dia é mais do que suficiente

6. VIDA COLORIDA - Vista cores alegres e vivas como o vermelho, laranja e o amarelo. De acordo com a cromoterapia, tons frios como o verde, marrom, azul, rosa e lilás aumentam a sensação de desânimo.

7. UM PEIXINHO SEMPRE VAI BEM - Coma peixe! Ricos em ômega 3, zinco e selênio, são ótimos complementos alimentares para deixar a depressão passar bem longe de você

8. AJUDE ALGUÉM - Pode até ser que você é quem precisa de ajuda, mas atividades voluntárias aumentam e muito a nossa auto-estima e de quebra ainda diminuem o estresse.

9. FLORES EM VOCÊ - Compre algumas flores e decore o seu cantinho. Elas podem trazer uma incrível sensação de felicidade e bem-estar.

10. MÚSICA NA VEIA - Ouça suas músicas prediletas. Mas não vale mergulhar naquelas que trazem lembranças ruins ou são tristes demais.

11. PASSEARSaia de casa, passeie sob o sol, vá ao shopping e aproveite para comprar alguma coisinha para você. Não esqueça de chamar aquela sua amiga super divertida para fazer companhia.

12. MENTE VAZIA... - Mantenha sua mente ocupada! Leia, assista a filmes, trabalhe, inscreva-se para aulas diversas, como dança de salão, natação, ginástica, judô e pintura.

13. UM DIA DE PRINCESA - Planeje um dia de princesa: acorde, tome um bom café da manhã, caminhe, vá até o cabeleireiro, faça as unhas, hidrate cada pedacinho do seu corpo, compre uma roupa nova e saia à noite para exibir todo o seu poder!

14. LISTA DE COISAS BOAS - Faça uma lista com todas as coisas boas da sua vida: família, amigos, saúde, etc. Depois dê uma boa olhada nela e veja como você tem tudo para ser feliz.

15. PROCURE AJUDA PROFISSIONAL - Depressão é uma doença e precisa ser tratada. Se perceber que a tristeza está fora do comum, não pense duas vezes antes de procurar um médico. Ele poderá ajudá-la a sair dessa de forma segura. E lembre-se: jamais se automedique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário