quarta-feira, 11 de março de 2009

dicas de como fazer bons amigos!




Todos queremos ter amigos, mas muitos não conseguem fazer amizades facilmente porque pensam que não nasceram e então não sabem como fazer amigos. Ter uma vida social não é tão complicado como se possa pensar, no entanto requer alguma paciência e alguns truques.
A maioria das pessoas fez amigos sem saber explicar o processo que adoptou, mas sim de forma natural ao longo dos meses ou anos de convívio com as pessoas que agora chama de amigos.
Se for uma pessoa mais tímida, aqui ficam algumas ideias base sobre como fazer amigos.
Quase toda a gente sabe como fazer amigos, se tiver mesmo problemas em conseguir criar amizades, veja se está a fazer alguma das seguintes coisas

TER PERSONALIDADE

Quanto melhor forem as suas qualidades sociais, mais fácil será para arranjar amigos, mas todos nós conhecemos pessoas que têm personalidades estranhas ou mesmo irritantes e mesmo essas pessoas têm uma rede de amigos, por isso todos conseguem aprender como fazer amigos.

APRENDER COMOFAZER AMIGOS

A maioria das pessoas faz isto instintivamente e nunca se preocupou em aprender, porque na realidade nunca foi um problema. Mas se analisarmos os comportamentos, conseguimos chegar a algumas conclusões sobre a forma correcta de fazer amizades.

CORAJEM PARA CONVIDAR OS OUTROS

É preciso arranjar alguma coragem para fazer convites a pessoas com quem gostaria de fazer amizade. Não é muito complicado e na maioria das vezes a resposta será positiva, porque todas as pessoas gostam de ser convidadas nem que seja apenas para beber café.

GOSTAR DAS OUTRAS PESSOAS

Se for do tipo que apenas fala mal de outras pessoas e arranja sempre qualquer coisa negativa sobre toda a gente, conseguirá sempre encontrar desculpas para não fazer amigos, porque toda a gente tem pontos negativos.

TER UMA VIDA SOCIAL,MESMO SOZINHO

Se tiver apenas um amigo, ou mesmo que seja sozinho, vá a eventos sociais, como concertos, teatro, bares e desportos. Sítios onde existam outras pessoas com quem pode vir a falar e, ainda melhor, sítios que tenham actividades em grupo, como praticar desporto ou frequentar um curso. Estará com pessoas que têm os mesmos gostos que você tem, o que facilita o início de conversas sobre os assuntos que têm em comum.
Se frequentar estes eventos, terá sempre histórias para contar, o que fará de si uma pessoa mais interessante. Além disso, o facto de estar em sítios rodeado por outras pessoas aumenta o seu sentimento de estar a ter uma vida social.

COMO MELHORAR SUA VIDA SOCIAL

Pegue nas pessoas que já fazem parte da sua vida, mas ainda não são seus amigos, como por exemplo colegas da escola ou colegas do emprego, que frequentam o mesmo espaço mas com os quais não tem ainda relações de amizade.
Procure passar mais tempo com estas pessoas, para que elas o conheçam melhor e vice-versa. Se apenas está cinco minutos por dia com uma determinada pessoa, não pode esperar grandes amizades em pouco tempo. É fisicamente impossível, por isso tem de arranjar forma de estar mais tempo junto dessa pessoa. Se ela for ao café, vá também. Se frequentar certos sítios, apareça por lá também. Certifique-se que o faz de forma natural e não perseguindo ou fazendo-se convidado sem o ser, porque senão passa a ser daquelas pessoas que ninguém gosta…

COMO FAZER NOVOS AMIGOS CONHESENDO

Outra forma de fazer amigos é conhecer pessoas que são desconhecidos para si e para isso deve usar outra estratégia.
Não ter acesso a potenciais amigos é uma grande barreira para este processo, por isso é necessário ir a sítios e conhecer formas de fazer novos amigos.
Algumas formas de o fazer são:
. Tornar-se amigo de uma ou duas pessoas que têm redes sociais muito grandes. Aquelas pessoas que conhecem meio mundo.
. Juntar-se a associações e fazer actividades de grupo que gostasse de fazer, mesmo que não fosse para fazer amigos.
. Estar em locais com muita gente e começar a conhecer novas pessoas diariamente. Os locais mais frequentes são a escola e o emprego.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Professores dão dicas para passar de ano


Tabela periódica, logaritmos, Crise de 1929, "Os Lusíadas": não importa a matéria, esta é a época do ano em que muitos alunos sentem-se personagens de um filme de terror. O roteiro é simples, trata do medo de repetir de ano --no popular linguajar estudantil, de "bombar".Para dar um empurrãozinho nesta reta final aos desesperados de plantão, professores de nove disciplinas, dos colégios Assunção, Humboldt e Santo Américo dão dicas sobre como recuperar conteúdos dos temas que mais despertam dúvidas entre os alunos. Eles também citam o que estudantes com pavor da repetência não devem fazer.Quem está conseguindo reaver a cor azulada do boletim contou sua estratégia de recuperação das notas perdidas. "Nas duas, três últimas semanas, meu conselho é esquecer tudo, não fazer mais nada da vida e enfiar a cara nos livros", diz Rodrigo Ramos Olivé, 16, que cursa o 1º ano no Colégio Assunção e enfrenta problemas com química, biologia, matemática e inglês.Grupo de estudosOutra técnica adotada foi organizar um grupo de estudos, ele conta. "Faço isso com umas meninas muito inteligentes da classe. Formulamos perguntas uns para os outros e redigimos nossos próprios resumos de cada matéria."Para Sarah Falcão, 17, aluna do 3º ano do Colégio Humboldt, a saída foi arrumar um local de estudo onde era possível ficar concentrada. Ela precisa recuperar notas em biologia e matemática. "Fico até bem tarde da noite estudando no cursinho. Com matemática, o jeito é fazer um monte de exercícios. Já biologia é complicado, tem de ler e escrever resumos mesmo. Não gosto de botânica nem daqueles nomes difíceis dos bichinhos", diz.Mãos à massa --ou melhor, "cara nos livros".DÉBORA YURIda Revista da Folha