quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

dicas para acabar com as formigas e baratas

BARATAS:







Em relação às baratas, faça uma receita para extermina-las, sendo:-100 gramas de ácido bórico (compra-se em farmácias)-1 cebola picadas em pedaços pequeninos-1 colher de sopa de farinha de trigo
Misture tudo até ficar uma massa uniforme e faça bolinhas, e espalhe pela casa.


FORMIGAS:










Para acabar com as indesejáveis formigas espalhe um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados pelos insetos. O resultado é rápido. Agora para manter as formigas devoradoras de plantas bem longe de sua residência, misture borra de café em água e molhe uma estopa, onde você terá que molhar ao redor da planta a cada três dias. Com isso, as formigas não suportaram o cheiro do café e irão para outras plantas (as do vizinho).
Outra dica contra as formigas é espalhar nos armários de sua cozinha cravos-da-índia que deixarão as formigas bem longe ou então pedaços de limão espalhados pela residência.
Para afastar diferentes tipos de insetos coloque bolas de naftalina perto de lixos e para espantar mosquitos e beronhas, corte limões ao meio e espete-os em vários cravos e espelhe pelo ambiente.

Sonho da casa própria: atenção aos cuidados na hora de construir!


E um destes caminhos é a construção da moradia. Porém, cuidado! É necessário ter atenção a diversos detalhes para que, no fim das contas, o desafio não se torne motivo para dor de cabeça e perda de dinheiro. A escolha do terreno, do projeto, o planejamento da obra, assim como sua legalização e a compra de materiais são atitudes fundamentais neste processo.
Para que não haja problemas no meio da obra, recomendamos alguns passos que merecem atenção. Confira!


Terreno
Para escolher o terreno, é necessário avaliar, além do preço, a localização e o acesso. O comportamento do mercado imobiliário vizinho - de venda e locação - é muito importante.
Pense muito bem na valorização do local. De qual estrutura dispõe hoje e qual o potencial de crescimento da região.
Avaliar as condições do solo também é essencial: algumas vezes o espaço não comporta a construção pretendida, o que pode gerar gastos com fundações.
Na parte mais burocrática do processo, informe-se sobre a taxa de ocupação do terreno e zoneamento.
Quanto aos documentos necessários, segue a lista: certidão de propriedade do imóvel atualizada, certidões de ações dos distribuidores civis para os proprietários e cônjuges, assim como protestos, ações federais e execuções fiscais, IPTU, Certidão Negativa de Débitos Municipais e, caso o proprietário seja pessoa física, requerer também o CND, Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Projeto
Projetar a casa é trabalho para um arquiteto ou engenheiro civil. Dessa maneira, indicações de conhecidos para a escolha do profissional são bem-vindas. Pode-se optar também por um empreiteiro, que se incumbirá de contratar o pessoal, sendo inclusive responsável por eles.
Visitar obra que o empreiteiro executou ou está em andamento é necessário para se conhecer o padrão de limpeza, qualidade, acabamento, prazo e desperdício de materiais. Atenção também para:
você precisa cotar preço do material, mas também da mão de obra. Peça orçamento de, pelo menos, três empreiteiros e negocie!
elabore sempre um contrato por escrito, discriminando tarefas, responsabilidades, prazos, multas e inclusive serviços extras;
recolhimento de INSS dos funcionários, pois será necessário apresentá-los para o requerimento do "Habite-se".

Planejamento
Com o auxílio do engenheiro ou arquiteto escolhido, é necessário montar o planejamento da obra, que nada mais é do que um cronograma físico/financeiro. Aqui, serão definidos: seqüência dos trabalhos, prazos e gastos referentes ao material e à mão-de-obra.
A idéia é ter em mãos uma espécie de planilha com metas, o que evitará perda de tempo e desperdício de material.

Regularização da obra
Para que a obra seja regularizada, deverão ser seguidos três estágios. Aqui, listamos a documentação básica exigida, lembrando que outros itens poderão ser solicitados, dependendo de cada caso.
1. Na prefeitura, é necessário apresentar os seguintes documentos:
requerimento próprio endereçado à prefeitura;
certidão de matrícula e título aquisitivo do imóvel;
carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
cópia do CREA e CCM do responsável técnico pela obra;
2 (dois) jogos de plantas de projeto, a serem aprovados;
Certidão Negativa de Débitos referentes a Tributos Imobiliários, abrangendo os 5 últimos exercícios fiscais.
2- Em seguida, é preciso fazer o registro da obra no INSS. Por lei, todo responsável por uma construção civil particular é obrigado a efetuar matrícula da obra neste órgão, em até 30 dias, a contar do seu início (salvo construções familiares, menores do que 70 metros quadrados, sem utilização de mão-de-obra assalariada e de uso familiar). A seguir, a documentação necessária:
Declaração e Informação Sobre Obra - DISO (formulário obtido no sítio do INSS - www.inss.gov.br);
Alvará de concessão de licença para construção ou projeto aprovado pela Prefeitura;
Quando houver mão-de-obra própria, documento de arrecadação comprovando o recolhimento de contribuições sociais previdenciárias e das destinadas a outras entidades e fundos, com vinculação à obra e sua respectiva GFIP;
Nota fiscal ou fatura relativa a serviços prestados por cooperados intermediados por cooperativa de trabalho, com vinculação à obra e sua respectiva GFIP, quando houver;
Documentos pessoais do proprietário do imóvel (RG, CPF/MF e Comprovante de Residência).
3. Depois disso, é necessário fazer a averbação da obra na matrícula do imóvel, mediante requerimento próprio ao Cartório de Registro de Imóveis competente, juntando-se, a CND/INSS para a obra (Certidão negativa de débitos de INSS com relação à obra) e o Habite-se, que é o documento expedido pela Prefeitura que atesta o término da obra regularmente aprovada e autoriza a ocupação do imóvel para as finalidades a que se destina.

Material: hora da compra

Antes da compra de materiais, é importante realizar uma boa pesquisa em pelo menos quatro locais diferentes. Prepare uma planilha, contendo data da cotação, produto ou serviço, fornecedor, quantidade, preço unitário, preço total, prazo de entrega e condição de pagamento. Observe ainda outros aspectos:
o frete está incluso?
a relação custo/benefício: um produto barato pode ter uma qualidade baixa;
confira todo o material com calma, no momento da entrega.
Agora, é só começar a construir!

Economize energia

No ar condicionado



O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas o estritamente necessário.

Mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar entrada de ar do ambiente externo.
Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (25º).
Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.


No chuveiro










O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência.
Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável.
Não tente aproveitar uma resistência queimada, isso aumenta o consumo.
Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição "verão" (na posição "inverno", o consumo é aproximadamente 30% maior).




No televisor





O televisor é responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência.
Não deixe o televisor ligado sem necessidade.
Não durma com o televisor ligado.
Evite acidentes. Não tente consertar o televisor: mesmo desligado existe o risco de choque.

Na geladeira








A geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo total de uma residência.
Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas.
Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.
Não deixe aberta, nem fique abrindo desnecessariamente.
Não coloque alimentos quentes na geladeira.
Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado.
Descongele sua geladeira regularmente.
Observe as recomendações do fabricante.

Na máquina de lavar







A máquina de lavar roupa consome 2 a 5% do consumo total de uma residência.
Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante.
Utilize a dosagem correta de sabão para que você não tenha de repetir a operação enxaguar.
Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.


Na iluminação







A iluminação é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma residência. Habitue-se a apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados.
Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural.
As lâmpadas fluorescentes dão melhor resultado, duram mais e gastam menos energia.
E lembre-se: lâmpadas de maior potência consomem mais energia.


No ferro elétrico








O ferro elétrico é responsável por cerca de 5 a 7% do consumo total de uma residência. Habitue-se acumular a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez.
Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático.
Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

15 dicas para sair da depressão


1. CAMINHE - Pesquisas com pacientes que caminhavam, no mínimo, três vezes por semana, tiveram uma melhora de quase 50% nos sintomas de depressão. Prefira caminhar sob o sol: os raios solares incentivam a produção de serotonina, a substância que nos dá a sensação de prazer.

2. UM BICHINHO - Arrume um animal de estimação. Eles são super fofos e companheiros. Vão afastar toda a sensação de solidão e cuidar deles acaba se tornando uma ocupação, uma terapia.

3. AGULHADINHAS - A acupuntura é uma técnica alternativa para modular a produção de neurotransmissores e manter a depressão longe de você

4. COMPARTILHE - Conte o que está acontecendo para seus amigos e familiares. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda, explique que precisa conversar. Abrir o coração com quem nos ama é sempre bom.

5. DESCANSE - Dormir bem ajuda a aliviar o estresse. Mas é importante ter equilíbrio e não dormir demais (o que é super comum quando estamos deprimidas). Oito horas por dia é mais do que suficiente

6. VIDA COLORIDA - Vista cores alegres e vivas como o vermelho, laranja e o amarelo. De acordo com a cromoterapia, tons frios como o verde, marrom, azul, rosa e lilás aumentam a sensação de desânimo.

7. UM PEIXINHO SEMPRE VAI BEM - Coma peixe! Ricos em ômega 3, zinco e selênio, são ótimos complementos alimentares para deixar a depressão passar bem longe de você

8. AJUDE ALGUÉM - Pode até ser que você é quem precisa de ajuda, mas atividades voluntárias aumentam e muito a nossa auto-estima e de quebra ainda diminuem o estresse.

9. FLORES EM VOCÊ - Compre algumas flores e decore o seu cantinho. Elas podem trazer uma incrível sensação de felicidade e bem-estar.

10. MÚSICA NA VEIA - Ouça suas músicas prediletas. Mas não vale mergulhar naquelas que trazem lembranças ruins ou são tristes demais.

11. PASSEARSaia de casa, passeie sob o sol, vá ao shopping e aproveite para comprar alguma coisinha para você. Não esqueça de chamar aquela sua amiga super divertida para fazer companhia.

12. MENTE VAZIA... - Mantenha sua mente ocupada! Leia, assista a filmes, trabalhe, inscreva-se para aulas diversas, como dança de salão, natação, ginástica, judô e pintura.

13. UM DIA DE PRINCESA - Planeje um dia de princesa: acorde, tome um bom café da manhã, caminhe, vá até o cabeleireiro, faça as unhas, hidrate cada pedacinho do seu corpo, compre uma roupa nova e saia à noite para exibir todo o seu poder!

14. LISTA DE COISAS BOAS - Faça uma lista com todas as coisas boas da sua vida: família, amigos, saúde, etc. Depois dê uma boa olhada nela e veja como você tem tudo para ser feliz.

15. PROCURE AJUDA PROFISSIONAL - Depressão é uma doença e precisa ser tratada. Se perceber que a tristeza está fora do comum, não pense duas vezes antes de procurar um médico. Ele poderá ajudá-la a sair dessa de forma segura. E lembre-se: jamais se automedique!

8 Dicas para reduzir o stress e ser mais feliz na vida


Às vezes, você pode se sentir estressado ou mesmo deprimido com sua vida. As coisas podem correr mal e não correr como o esperado. Embora possa haver outras causas para este tipo de situação, penso que um dos principais motivos disso ocorrer são as expectativas não-realistas.
Elas podem vir de nós mesmos ou de outras pessoas, expectativas não-realistas fazem com que nossa mente suba e desça, como numa montanha russa. Quando nós obtemos sucesso, nos sentimos muito felizes e entusiasmados. Mas quando não, vamos nos sentir muito decepcionados. Assim, nossa condição psíquica vai para cima e para baixo.
Nós precisamos evitar isso. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-lo de modo que você pode reduzir o stress e ser mais feliz na vida:

1. consentre-se nas ações e não nos resultados

Concentrar-se em resultados é uma maneira de experimentar a altos e baixos emocionais. Pior ainda, não há muito que pode fazer sobre isso, já que você não pode controlar os resultados. Então, você deverá centrar-se em algo que você pode controlar e esse algo, é certamente as suas ações.
Em vez de se preocupar tanto com resultados, gaste seu tempo pensando sobre o que fazer e como fazê-lo. O papel dos resultados é lhe dar feedback para refinar as suas ações, mas não mais do que isso. Olhe para os resultados, obtenha feedback para refinar as suas ações e, em seguida, centre-se nas ações.

2. Divirta-se! Não leve as coisas muito a sério

Nós sempre levamos as coisas muito a sério a ponto de ficar obcecados com elas. Não faça isso. Em vez disso, faça tudo o que você acha divertido. Divertindo-se, você vai certamente se estressar menos, e seu dia-a-dia vai ser mais agradável. Uma maneira de fazer isso é ver as coisas como jogos; Algo que é divertido fazer - apesar de alguns ganhos e perdas. Outra maneira de fazer isso é procurando prazeres escondidos em tudo o que fazemos.

3. Não compare-se com outras pessoas

Um estudo revelou que nos importamos mais sobre quanto dinheiro temos em relação aos outros do que sobre quanto nós temos. Isso mostra a nossa tendência para comparar-nos com os outros.
Mas, semelhante ao primeiro caso, você deve olhar para outros apenas para receber comentários sobre a forma de fazer as coisas melhor. Além disso, comparar-se com os outros, vai ocasionar duas coisas:
Deixar você pra baixo, se você está pior do que eles.
Impulsionar o seu ego, se você está melhor do que eles. Mas isto só fará o próximo fracasso mais doloroso.
Assim, aprenda alguma coisa com os outros, defina as metas, e refina suas ações.

4. Concentre-se em ser o que você ama, em vez de tentar ser amado

Uma razão pela qual nos sentimos sublinhado é que estamos muito preocupantes sobre o que os outros dizem sobre nós. Estamos ocupados demais tentando satisfazer as expectativas do povo que possamos acabar vivendo a vida de alguém. Não se concentrar em ser amado; A vida é muito curta para ser gasto vivendo a vida de alguém. Em vez disso, concentre - se a ser o que você ama. Cultivar as suas paixões e fazer aquilo que realmente importa para você.

5. Cultive uma mentalidade abundante

Uma mente escassa diz a você que há muito poucos recursos disponíveis. Isso faz com que você veja o sucesso dos outros como uma perda pra você. Ter esta mentalidade fará você se estressar muito mais, especialmente quando seus pares tornarem-se mais bem sucedidos do que você. Portanto, cultive uma mentalidade abundante. Saiba que há recursos suficientes para todos, a vitória dos outros não significa seu fracasso.

6. Torne-se amigo do fracasso

O insucesso é normal na vida de uma pessoa bem sucedida. Na verdade, ele é um bom amigo das pessoas. Eu amo esta citação por Thomas J. Watson:
Quer que eu lhe dê uma fórmula para o sucesso? É muito simples, realmente. Dobre sua taxa de insucesso.
Quanto mais você falha, é mais provável que você será bem sucedido. Faça do fracasso seu amigo, e será muito mais fácil para você passar por cada uma delas. Ver as coisas como jogos (lembra do item 2?) é uma maneira de tornar-se confortável com o fracasso.

7. Olhe para trás, não apenas para frente

Ver quão distantes estamos de nossos objetivos pode deixar-nos pra baixo, em especial, se a nossa mente está sempre pensando neles. Portanto, é necessário que você também olhe para trás e veja o quanto você já andou. Que realizações têm alcançou? Quais são as suas histórias de sucesso? Relembrar tudo isso vai fazer com que você se sinta muito grato pela sua atual posição na vida.

8. Cultive o seu entusiasmo

Entusiasmo deixa você animado com a vida. Ele deixa você animado sobre onde você está agora, não importa quão difícil a situação possa parecer. Ele lhe dá energia para fazer sempre o seu melhor.
Na verdade, a capacidade de manter o entusiasmo apesar das falhas e dificuldades é um traço essencial das pessoas de sucesso. Como dizia Winston Churchill,
O sucesso é a capacidade de passar de uma falha para outra sem perda de entusiasmo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como Combater a Dor de Cabeça





Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a enxaqueca não é apenas resultado de predisposição genética. Ela é provocada por uma associação entre o fator genético e agressões do meio ambiente. Para que haja uma crise, é preciso que existam causas externas, como estresse, excesso de gordura na alimentação, bebidas alcoólicas, sedentarismo, poucas horas de sono ou até mesmo excesso de medicamentos contra dor de cabeça.Outra causa comum é a tensão nervosa, que pode provocar dois tipos de cefaléia: a enxaqueca e a chamada ‘cefaléia tensional’. Esta segunda é o tipo mais comum de dor de cabeça. Provocada pela contração dos músculos da parte posterior da cabeça e do pescoço, ocorre habitualmente depois que a causa da tensão acabou.Dificilmente os problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem causar cefaléia. Quando ocorre, normalmente é uma dor que aparece depois de um esforço visual constante durante longo período, localizada na nuca e de forma latejante.Quando surge uma crise de dor de cabeça, a primeira providência a ser tomada é identificar sua origem. Portanto, é importante consultar um médico para que ele avalie a gravidade e as causas de sua dor de cabeça. Tratando as causas, certamente haverá melhora dos sintomas.Estresse, cansaço, poucas horas de sono, flutuações hormonais (incluindo o ciclo menstrual), mudanças bruscas de temperatura, luzes brilhantes, cheiros fortes, barulhos e emoções intensas são causadores de dor de cabeça em algumas pessoas. Durante as crises, procure relaxar num local silencioso e escuro. Use medicamento se as sugestões acima não fizerem efeito. Consulte seu médico a respeito de quais medicamentos você deve manter em casa.Algumas medidas podem ser tomadas para evitar dores de cabeça:
Uma alimentação correta é muito importante: não fique sem se alimentar por longos períodos, prefira verduras e frutas, evite o excesso de condimentos e faça refeições leves antes de dormir;
Tome muita água;
Evite álcool e refrigerantes;
Evite o cigarro;
Faça exercícios regularmente;
Procure dormir de acordo com suas
necessidades;
Fique longe de fumaça ou perfumes fortes;
Evite estimulantes, como café, chá, chocolate e refrigerantes;
Evite tensões e causas de estresse.
Seguindo essas recomendações, as dores de cabeça serão menos freqüentes e menos intensas

Aprenda a administrar e economizar o seu dinheiro


Manter as contas equilibradas e não gastar mais do que se ganha é um grande desafio. “Chegar ao final do mês com o saldo bancário positivo é quase impossível”, reclama o trabalhador. E não é para menos, os salários baixos e os preços altos justificam boa parte do quadro econômico desesperador. Enquanto isso, os objetivos significativos, como a compra de um carro ou de uma casa, tornam-se cada vez mais distantes. Fazer um pé de meia ou investir num plano de previdência privada, nem pensar! Já que não sobra dinheiro.Se a sua situação chegou a este ponto, está na hora de parar e refletir. Talvez o problema esteja na má administração do dinheiro. Aprenda a organizar bem suas contas e identifique os vilões do orçamento doméstico. Economistas dão dicas essenciais para quem deseja ter uma vida financeira mais saudável.

1. Planeje seus gastos

O orçamento doméstico é um “retrato” das receitas e despesas de todos os membros da casa. Inicialmente ele será útil para que você identifique quais são os itens que consomem a maior parte do seu dinheiro, e se isso faz sentido para a sua realidade.Segundo o economista Luís Carlos Ewald, especialista em economia doméstica e autor do livro “Sobrou Dinheiro!”, o orçamento doméstico é o principal aliado do planejamento financeiro. “É utilizado como ferramenta para planejar um equilíbrio entre as receitas e as despesas nas contas do lar”, teoriza.Faça um orçamento doméstico Para fazer o orçamento doméstico utilize a “Calculadora seus Gastos”, uma planilha que irá mapear suas receitas e despesas.
Clique aqui para copiar a planilha "Calculadora seus Gastos - versão completa" (este é um arquivo excel, você deverá salvar o arquivo em seu computador)
Agora que você já salvou a planilha “Calculadora seus Gastos” em seu micro, abra o documento e lance todos os valores de receitas e despesas do mês. É importante estimar valores bem próximos da realidade. Faça isso com todos os itens da planilha. Desconsidere os que não fazem parte de seu cotidiano, ou simplesmente lance o valor “0” para eles. Não esqueça de salvar tudo, você também pode imprimir.Bateu preguiça de anotar tudo? Então veja o que diz o economista Mauro Halfeld. “Lembre-se de que tudo o que se mede, melhora. Se você deseja perder peso, não fuja da balança; se você deseja melhorar sua velocidade em corridas, use um cronômetro. Em finanças pessoais é a mesma coisa.” Viu? Não tem jeito. O ideal é colocar tudo no papel. Com certeza o seu trabalho será recompensado com tranqüilidade ao final do mês. Utilize a Planilha “Calculadora seus Gastos - Resumo” para ter uma visão geral de receitas e despesas do mês.
Clique aqui para copiar a planilha "Calculadora seus Gastos - versão resumida"(este é um arquivo excel, você deverá salvar o arquivo em seu computador)
Compare o orçamento com os seus gastos reaisPara acompanhar o andamento de seus gastos durante o mês, e se eles correspondem com o que você lançou na planilha, anote tudo numa caderneta. Mas lembre-se, para que tudo caminhe bem é preciso ser metódico e anotar “tudo mesmo”.

2. Gastei demais

Se você seguiu a planilha de orçamentos à risca, parabéns! Que tal revisar os valores e enxugar os gastos supérfluos. Tente reservar pelo menos 10% de seus ganhos para poupança e investimentos. Se puder guardar mais, melhor!Mas se você não conseguiu seguir o orçamento, está na hora de rever os seus conceitos. A primeira coisa a fazer é verificar suas anotações e perceber onde extrapolou o orçamento previsto. Para o economista Mauro Halfeld, autor do livro "Investimentos", existem dois tipos de despesas, as elásticas e inelásticas. “Usando o economês clássico, podemos fazer uma analogia e dizer que há despesas elásticas, que são aquelas que podem ser comprimidas, e outras que são inelásticas, ou seja, não adianta tentar que não há como fazer com que diminuam”, revela em seu livro. Exemplos de despesas que podem ser reduzidas:- Se o seu problema são as “baladas”, procure uma alternativa de gastar menos dinheiro, para isso, vale a criatividade ou a redução de saídas. Ao invés de jantar num restaurante bacana, improvise uma bela massa e vinho em casa. Freqüente lugares onde a cerveja seja menos cara, ou onde o estacionamento seja mais barato. - Se as despesas de supermercado extrapolaram, reveja a lista de compras e identifique os exageros e as alternativas para os mesmos. Se você encheu o freezer de carne congelada e ao final do mês só consumiu cerca de 70% do produto, conclui-se que 30% foi comprado desnecessariamente, compre menos carne das próximas vezes. Economizar é chatoOk, você deve estar achando tudo isso muito chato. Afinal de contas, esse papo de economia exige algumas privações, e ninguém gosta de se privar de coisas agradáveis, certo? Sim, mas forma de pensar está errada. Em primeiro lugar você não precisa se “privar” de tudo o que gosta. O ideal é rever os gastos e adaptá-los ao seu novo modo de vida, mais organizado e comprometido com o futuro. E por falar em futuro, encare a economia como um investimento. O dinheiro não está indo para o espaço nem para lata de lixo. Ele continua a ser seu, e será destinado a conquistas maiores no futuro.Se o seu orçamento envolve outros membros da família, é importante que todos se comprometam com a nova estrutura econômica da casa. A fIlha que não sai do telefone terá de “dar um tempo” no blá blá blá, e a meia hora de banho do filho deverá ser reduzida para 15 minutos.

3. Reformule tudo

Está na hora de reformular a sua planilha de orçamento. Refaça tudo com base nos gastos reais, mas não se esqueça de reduzir os gastos (ou cortar) onde for possível. Mas atenção! Não adianta colocar tudo no papel e se “jogar” na primeira promoção de sapatos ou naquele acessório supérfluo para o carro. Seja fiel aos seus objetivos.Segundo o professor Luis Carlos Ewald, uma coisa é apurar o que está sendo gasto hoje em dia sem controle, outra coisa é planejar as despesas antecipadamente para não se gastar mais do que se ganha, que é exatamente a função do orçamento doméstico. A partir de agora a planilha será seu guia em busca de controle de gastos, consulte-a sempre.

4. Os vilões do seu bolso

Os vilões são “caras” que chegam num bar texano quebrando tudo e roubando a mulher do próximo. Também são mal amados, e geralmente armam para a mocinha não ficar com o galã da novela. Apesar do estereótipo, alguns vilões não são de carne e osso, mas também causam confusões. Eis alguns deles:
Datas comemorativas, aniversários e casamentosSão tantas as datas comemorativas que fica difícil enumerá-las. Dia das mães, dos pais, das crianças, da secretária. E ainda tem natal, páscoa, aniversário da mãe, do pai, do filho, e por aí vai. Dar presente é muito bom, um prazer incrível, mas contenha-se na hora da compra. Preveja os gastos com presentes e outros imprevistos no próprio orçamento. Se não precisar usar, melhor.
Clique aqui para conhecer sites de comparação de preços
Cartão de crédito, cheque especial e seus amigosFalar que cartão de crédito e cheque especial estimula o consumo é chover no molhado. Como é tentador comprar “aquela” calça em 5 vezes com cheque pré-datado. Ou adquirir uma coletânea de dvd pagando com cartão de crédito. Uma maravilha! Nem parece que gasta ... você não “pega” na grana. Mas o fato é que gasta sim, e muito. Cheque pré-datado é fogo. Você passa um aqui, outro ali, mais outro acolá. Mal calcula que no próximo mês todos eles cairão na sua conta, e de uma só vez. Já o cartão de crédito tem das suas pegadinhas. Quem não consegue pagar o total da fatura pode pagar o valor “mínimo”, enquanto o restante da dívida vai rolando, rolando, e juros por cima. Olho vivo! “Quem estiver endividado no cheque especial ou no cartão de credito deverá deixar esses dois perigosos e sedutores instrumentos de marketing em casa”, recomenda o economista Luis Carlos Ewald.
Telefone celularO professor Ewald explica que os telefones são hoje os maiores vilões do orçamento doméstico, principalmente por causa dos celulares, cuja ligação custa 20 vezes mais do que as efetuadas por telefones fixos. Já que controlar a filha matraca é quase impossível, o jeito é bloquear ligação para celulares. Identifique os horários mais baratos para efetuar ligações, para isso, consulte as operadoras. Os interurbanos, por exemplo, são até 75% mais baratos em alguns horários.
Clique aqui para pesquisar tarifas de telefonia
Compras Leve uma lista de compras bem organizada para economizar tempo e aproveitar as ofertas. Não vá com fome ao supermercado, isso estimula o consumo. Geralmente, a mulher da casa deve fazer a compra, pois é ela que conhece as marcas que utiliza. Confira se o preço da prateleira confere com o valor registrado no caixa. Fazer compras uma vez por semana pode ser uma boa opção, dessa forma o consumidor consegue aproveitar todas as ofertas. Crianças devem ficar em casa, elas enchem o carrinho de bobagens e fazem birra no shopping por qualquer coisa, salvo poucas exceções.

5. Poupar é preciso

Poupar é adiar o consumo presente, visando um consumo maior no futuro. As pessoas poupam com dois objetivos básicos: consumir mais em breve, ou enfrentar o declínio que a natureza impõe à capacidade produtiva do homem após certa idade”, explica o professor Mauro Halfeld. “Se você tem um salário mensal, procure poupar um valor fixo a cada mês, no dia do seu pagamento. As pessoas que poupam apenas o que ‘sobra no fim do mês’ correm o risco de gastar tudo. Destine ao menos 10% de seus ganhos a investimentos com objetivos de longo prazo. Somente depois comece a pagar suas prestações habituais (esse conselho é válido para as pessoas sem dívidas)”.

6. Ferramentas

Para salvar as planilhas em sua máquina:
“Calculadora seus Gastos”Clique aqui para acessar a planilha
Com a planilha aberta selecione a opção “Arquivo” e depois “Salvar Como”;
Escolha uma pasta em seu computador onde deseja salvar a planilha e clique em “Salvar”;
Utilize a planilha como preferir, na versão imprensa ou no próprio computador;
Lance os lavores acompanhados de virgula, e nunca de ponto. (Exemplo: 12,00);
No campo “outros gastos” você pode lançar reserva para imprevistos ou dinheiro que você irá poupar;
Os campos "Total Receitas", "Total Despesas" e "O que sobrou" estão programados para efetuar soma altomática, recomenda-se não alterá-los.
“Calculadora seus Gastos - Resumo”Clique aqui para acessar a planilha
Esta planilha serve para você ter uma visão abrangente de seu orçamento. Tome como base a planilha “Calculadora seus gastos” e faça os lançamentos;
Com a planilha aberta selecione a opção “Arquivo” e depois “Salvar Como”;
Escolha uma pasta em seu computador onde deseja salvar a planilha e clique em “Salvar”;
Utilize a planilha como preferir, na versão imprensa ou no próprio computador;
Lance os lavores acompanhados de virgula, e nunca de ponto. (Exemplo: 12,00);
No campo “outros gastos” você pode lançar reserva para imprevistos ou dinheiro que você irá poupar;

8. Leia mais

INVESTIMENTOSComo administrar melhor seu dinheiroMauro HalfeldEditora FundamentoGanhar dinheiro não é uma tarefa fácil. Mais complicado ainda é administrá-lo bem e fazer com que se multiplique ao longo dos anos.Este livro discute exatamente isso. De maneira clara e didática, Mauro Halfeld aborda questões importantíssimas como a compra de imóveis, o orçamento pessoal e os investimentos financeiros. Dá recomendações práticas e usa casos reais. Apresenta análises inéditas sobre os mercados financeiros e ensina um método com o qual você descobrirá para onde está indo o seu dinheiro.
Faça o download de um capítulo do livroVisiste o site oficial de Mauro Halfeld
SOBROU DINHEIROLições de economia domésticaLuís Carlos EwaldEditora Bertrand BrasilElaborar um orçamento é a fórmula mágica para equilibrar as despesas. O que na prática significa recorrer a um planejamento das finanças para não ficar no vermelho. O professor e consultor Luis Carlos Ewald revela tudo que sabe sobre Economia Doméstica em Sobrou Dinheiro! "É da administração das contas da família mês a mês que trata este livro. É necessário saber onde é mais importante gastar o dinheiro. Daí a necessidade de um orçamento, fundamental na administração da escassez de recursos, tanto para um governo, uma empresa ou uma família", explica o autor. Acompanha o Código de defesa do Consumidor.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

dicas de como economizar água




NO BANHEIRO:
Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
Não tome banhos demorados
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro
Conserte os vazamentos o quanto antes

NACOZINHA:

Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças
Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada
Só ligue a máquina da lavar louça quando estiver cheia
NA LAVANDERIA:
Não fique lavando aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas
Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal

Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia
NO JARDIM,QUINTAL E CALÇADA:
Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira
Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura
Prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas
NAS TORNEIRAS
Não deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque o "courinho". A perda por vazamento em torneiras é muito grande

No calor, dicas para deixar a casa mais ventilada


Anote algumas dicasDeixar a casa aberta durante o dia é uma dica para manter um ambiente fresco e possibilitar mais arejamento. Por isso, a adoção do horário de verão facilita um pouco essa questão. Porque insetos costumam aparecer ao anoitecer, e nesse novo horário, ganhamos mais uma hora no dia, portanto, mais uma hora para manter as janelas e portas abertas.
A colocação de telas nas janelas é eficiente porque permite a entrada dos "ventinhos" e maresias, mas bloqueia os pernilongos. Assim, pode-se, inclusive, manter todo o dia a ventilação natural proveniente de fora da casa. A outra dica é o uso de equipamentos de ventilação artificial, como ventiladores, exaustores e ares condicionados.
"Geralmente, as pessoas procuram por ventiladores, por serem os mais comuns, mas às vezes, eles não são suficientes para a casa. E sempre temos novidades que são ainda mais eficientes. Com esse clima quente e seco, temos vendido muito climatizadores, eles são um tipo de ventilador que ainda por cima umidifica o ar. E, além disso, dá a opção de colocar aromatizador no seu reservatório junto com a água ou com o gelo, dessa forma tem-se as funções de ventilação, umidificação e aromatização do ambiente", explica Robson Delgado, vendedor de um magazine da cidade.
Mas a questão do uso de energia é também um fator importante e relevante, assim é preciso consultar um profissional, seja um arquiteto ou mesmo os vendedores de lojas especializadas nesses produtos para manter a eficácia e o custo baixo.
Robson revela também que é possível acabar com os pernilongos e o calor com apenas um equipamento. "Uma fábrica desenvolveu um ventilador que você coloca a pastilha contra pernilongos e ele lança para o ambiente esse repelente", conta.

Dicas para deixar o PC mais rápido


Pegue o seu mouse e comece a trabalhar.

1 - ScandiskEssa ferramenta verifica a integridade do HD, pois quando ele está com problema o windows perde desempenho e você pode perder os dados gravados nele.Vá em Meu Computador e clique com o botão direito em cima do drive que deseja escanear e no menu que aparece clique em Propriedades, uma janela surgirá. Clique na aba Ferramentas e em seguida no botão ``Verificar agora´´.É recomendado utilizar o scandisk no modo padrão (apenas clicando no botão Iniciar) a cada uma ou duas semanas e completo a cada mês e todas as vezes que o computador for desligado diretamente pelo botão.

2 - Desfragmentar o disco.Ao gravar
arquivos no windows, seja instalando um programa ou salvando um documento ele grava os arquivos nos espaços vazios que encontra, porque os arquivos são gravados de forma continua estando um ao lado do outro, e quando um arquivo é apagado, então sobram espaços entre os arquivos já gravados.Desfragmentar o disco faz com que os arquivos sejam colocados novamente um do lado do outro, liberando espaços e facilitando a localização dos mesmos por parte do windows.Para acessar o Desfragmentador vá em Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Desfragmentador .

3 - Utilizar um utilitário para limpar o registroExistem programas que limpam o registro retirando entradas inválidas que são carregadas quando o windows é iniciado, a limpeza do registro trás uma melhor
performance e em alguns casos dimunui o travamento do Pc, um exemplo de programa é o Easy Cleaner.

4- Deletar os arquivos inúteisEnquanto o computador está ligado, muitos arquivos desnecessários são criados, o que acaba ocupando espaço e até afetando o desempenho do sistema. Você poderá encontrar estes arquivos no Windows XP nas pastas.C:WINDOWSPrefetchC:WINDOWSTempDelete todos os arquivos encontrados nestas pastas.

5- Desligar programas que são iniciados junto com o WindowsQuando você instala certos tipos de programas estes colocam uma entrada no registro do Windows para ser iniciado juntamente com o Sistema Opercional, alguns deles são realmente necessários, mas outros podem ser desligados, para desliga-los vá em Iniciar>Executar e na caixa que se abre digite msconfig agora clique na aba Inicializar, desmarque todos os programas que não são necessários como programas de Chat, messengers, players e etc... , só tome cuidado para não desligar programas importantes para o funcionamento do PC. EfeitosO Windows Xp por padrão deixa a aparência das janelas e dos botões com efeitos de cores e bordas redondas para parecerem mais bonitos, porém isso utiliza muito dos recursos do PC, você pode modificar isso para ganhar em desempenho, ele ficara mais com a cara do Windows 98.Para modificar isso vá em Painel de Controle> Sistema> Na aba Avançado em Desempenho clique em Configurações> Selecione o botão Ajustar para melhor Desempenho e de OK. Esta dica é recomendada para computadores com pouca memória RAM.Papel de ParedeO Papel de Parede deixa o seu Pc com uma aparência mais bonita, porém isso consome uma parcela da Memória Ram, principalmente se a imagem tiver um tamanho em Bytes grande, você pode retirar esta imagem para melhorar o desempenho de seu computador para isso vá em Painel de Controle> Vídeo> na aba àrea de Trabalho selecione Nenhum e clique em Ok.Windows MessengerO Windows Xp em sua instalação padrão instala junto o Windows Messenger, porém muitas pessoas não o utilizam ou utilizam o MSN Messenger que possui muitos outros recursos, nesse caso o windows Messenger pode ser desistalado, mas o problema é que ele não aparece no menu Adicionar ou Remover programas, a solução é utilizar um comando que desintala o programa automaticamente, vá em Iniciar> Executar e digite o seguinte:RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%INFmsmsgs.inf,BLC.Remove De Ok e pronto. Mensagens de ErrosToda vez que o Windows Xp sofre algum problema surge uma mensagem de erro, esta mensagem pode ser desligada, para isso vá em Painel de Controle>Desempenho e Manutenção>Sistema e na aba Avançado clique no botão Relatório de Erros> selecione o botão desativar relatórios de erros e de Ok.Ícones na área de trabalhoOs ícones que vão se acumulando na área de trabalho diminuem o desempenho do computador, deixe nesta área apenas os ícones mais usados.Usando as dias acima periódicamente você verá que o seu computador vai ficar um pouco mais rápido, lembrando que a lentidão do computador não está ligada apenas ao Sistema Operacional, mas ao conjunto de componentes de um computador.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Inverno: Dicas para decorar e deixar a casa mais aconchegante


SALA: O fundamental é deixar o ambiente bem quentinho para receber as visitas - Use e abuse das mantas. Escolha entre as de tricô ou de lã. Vale dobrar e deixar no braço do sofá, em cima de uma almofada ou até mesmo largada despretensiosamente no pufe - Essa é bem fácil. Troque as capas das almofadas e dê preferência às de veludo. Para dar uma cor alegre e quente, invista nos tons terracota ou ferrugem. - Aumente a quantidade de almofadas no sofá. Elas são imprescindíveis para você e sua família se jogarem lá e ficarem relaxados - Enfeite a casa com flores da estação. “A minha dica é colocar muita folhagem e trazer aquelas samambaias que estavam do lado de fora da casa para dentro”, diz Zoe. Os lírios também são boa pedida para essa época do ano QUARTO DO CASAL - Um papel de parede ajuda a transformar o ar do quarto. Uma das novidades são tecidos para colocar na parede. A decoradora indica os de chenille ou palha - Um tapete de lã ao lado da cama é perfeito para a hora de acordar e aquece o ambiente - Que tal uma colcha bem gostosa na cama? Invista em tecidos pesados como veludo ou gorgurão. Portas-travesseiros desses mesmos materiais formam um conjunto perfeito e quentinho - A manta sempre é o curinga da estação. Deixe-a dobrada no pé da cama QUARTO DAS CRIANÇAS - É o ambiente da casa que deve ser mais alegre. “A minha escolha para esses ambientes é um papel de parede divertido e com uma textura que passe um ar caloroso”, diz Zoe - Um tapete grosso também fica perfeito para as crianças poderem brincar no chao - Cores, cores e mais cores. Divirta-se com elas BANHEIRO - Esqueça um roupão bem felpudo por lá. O clima de pós-banho permanece durante todo o momento - Aumente o tamanho dos tapetes de banheiro. Faça com que eles peguem uma extensão maior da pia ou box - Para o lavabo, espalhe velas por todos os cantos.